Resenha: Escuridão – Elena P. Melodia

Escuridão – Elena P. Melodia

Alma tem 17 anos, e nada em sua vida difere das meninas de sua idade: escola, programas com seu grupo de amigas, tédio e impaciência na relação com a família. Até o dia em que vê um caderno roxo numa vitrine e, por puro impulso, o compra.
A partir daí, acontecimentos horripilantes começam a se suceder. Todos descritos em detalhes nas páginas do caderno…antes de acontecerem. Com a letra dela. Que não se lembra de ter escrito nada.
Quem é Alma, na verdade? Quem é Morgan, seu misterioso amigo de escola, que parece ter respostas para o que está acontecendo?
E como impedir que as forças do mal se aproximem dela e de quem ela ama?

O livro me surpreendeu. E de modo positivo. Comecei a ler sem entusiasmo, esperando um ‘romancesinho’ desses atuais em que a menina não ia conseguir parar de falar o quanto o garoto é bonito e misterioso. Mas Escuridão não teve isso! =D

Sim, há um romance na história. Mas o romance se passa completamente em segundo plano no livro, de modo muito bem trabalhado. E eu adorei isso. O foco do livro é o suspense, com questões que eu diria, pela primeira vez em um livro, eu não consegui descobrir exatamente do que se tratava até realmente ler o que era.

O forte total do livro pra mim foi a narração. Elena P. Melodia é uma gênia na tranformação de certas coisas bobas em típicas frases épicas. Só para se ter uma idéia, olha como ela narra a escola onde Alma, a personagem principal de que eu não falei ainda, estuda, bem no começo do livro ainda:

“As salas são grandes e iluminadas por quilômetros de luzes fluorescentes, como gigantescos quartos de um velho hospital, onde cada palavra ecoa com força de um grito e o branco esmanecido do teto recorda o vazio que cada um carrega dentro de si quando entra naquele lugar. Grandes janelas tentam trazer para o interior uma luz que muitas vezes falta também la fora, enquanto as novas carteiras de fórmica cinza relembram que um dia até você será substituído por plástico.”

E isso foi só o exemplo. O livro todo se passa com uma narração forte, frases bem feitas e bem colocadas, algumas eu fiz questão de memorizar a colocação para eu usar no dia-a-dia. Vai ser um pouco dramático, eu sei. Mas tudo bem. rsrs.

Confesso que em alguma parte do livro, eu senti um pouco de cançasso com essa narração. Meio que não consegui acompanhar direito a história, precisei voltar e ler um pedaço novamente, coisa que raramente acontece comigo. Como eu disse, a narração é forte, e continuou o livro todo assim, axo que diminuindo um pouco no final.

Escuridão conta a história de Alma, que depois de um acidente, começou a ter estranhas visões. Para ser exato, ela começou a ter premonições, que escrevia em um caderno roxo enquanto dormia.

Alma me pareceu, no começo do livro, uma típica ‘garota bonita-estúpida’ dos filmes americanos. Meio que a ‘popular’, líder do seu grupinho. Mas ae ela se mostra é exatamente o contrário, odeia essas coisinhas de grupo e ideologia. Enfim, Alma é meio que controvérsia, mas que no contexto do livro eu consegui perceber até mesmo uma evolução da personagem.

Alma, Naomi, Agatha, Seline. As quatro amigas. Cada uma, durante o livro, apresenta seus problemas.

O livro tem de tudo: romance, seitas satânicas, amizades, mundinho adolescente, e coisas bem, mais bem macabras. Quem é o Morgan, o garoto que consegue chamar a atenção de Alma? Agatha é só uma garota um pouco (leia-se extremamente) estranha, ou ela esconde alguma coisa? Quem está cometendo os assassinatos na cidade? Será que Alma tem pleno controle de sua mente?

A maioria das perguntas ficaram sem respostas. E não foi frustaste pra mim, só me fez ficar mais ansioso para ler a continuação.

E por falar em continuação, adorei o nome dos livros da trilogia: Escuridão – Sombra – Luz!

Logo se entende o extremo oposto, e no meio uma situação intermediária. Por que se há sombra, ainda existe escuridão, mas em algur lugar há luz. Entenderam? =D

O livro é muito bom. Como eu disse, uma narração bem diferente, e uma história bem diferente, que te prende do começo ao fim. Suspense com uma pitada certa de romance!

Onde comprar: Amazon

Deixe uma resposta