5 Grandes escritoras da literatura

Conheça algumas das escritoras mais importantes da história

Quando falamos em grandes escritores é muito comum lembrarmos apenas dos homens que foram importantes para literatura e não citar as escritoras que fizeram história. Isso é um erro recorrente não apenas no campo da literatura, mas em muitos outros, e é importante atualmente nos lembrarmos cada vez mais das mulheres importantes na história. Aqui está uma pequena lista de grandes mulheres da literatura.

Mary Shelley

Não apenas uma grande escritora, mas uma das primeiras de seu gênero. Com apenas 19 anos escreveu “Frankenstein” seu primeiro e mais importante trabalho. A ideia para a história nasceu em durante um feriado onde o famoso poeta Lord Byron sugeriu que ela e os outros escritores presentes escrevessem uma história sobrenatural.

Então nasceu “Frankenstein”, uma das maiores histórias de terror de todos os tempos. Até hoje se discute se sua obra não seria a primeira do gênero de ficção cientifica, mas não tenha sido reconhecida pelo fato de ter sido escrita por uma mulher.

Jane Austen

Hoje Austen é considerada um dos maiores escritores da literatura inglesa, tanto por acadêmicos quanto pelo público em geral. Escreveu clássicos como “Orgulho e Preconceito”, “Emma”, “Persuasão” e outros.

Seus livros são considerados clássicos literários e até hoje apreciados pelos leitores. Suas personagens femininas são memoráveis e com personalidade, seus diálogos são afiados e irônicos. Jane foi uma grande escritora por ironizar a sociedade e os costumes da época, principalmente aqueles ligados as mulheres.

Irmãs Brontë 

 img_55a7e4ef57ea5

As irmãs Charlotte, Emily e Anne são conhecidas por seus poemas e novelas. Originalmente publicavam seus trabalhos utilizando um pseudônimo masculino, assim como várias outras escritoras da época, para que seus livros fossem lidos e criticados sem preconceito.

Suas histórias chamaram atenção quase que imediatamente por sua paixão e originalidade. Charlotte ficou famosa por “Jane Eyre”, Emily por “O Morro Dos Ventos Uivantes” e Anne por “A moradora de Wildfell Hall”.

Mesmo com todas as dificuldades, tanto em sua vida pessoal quanto as impostas pela sociedade, elas se tornaram ícones literários até hoje reconhecidas por suas obras.

Clarice Lispector

 

Nossa grande escritora brasileira. Chegou ao Brasil quando tinha dois anos de idade e cresceu no Rio de Janeiro onde se consagrou como escritora e jornalista. Foi reconhecida como uma das maiores escritoras do século XX.

Entre suas obras mais conhecidas estão: “A Hora da Estrela”, “A paixão segundo G.H”, “Laços de família” entre outras. Em todos seus trabalhos Clarice tenta atingir os sentimentos mais profundos das mentes de seus personagens, dando as suas obras originalidade e marcando seu estilo próprio de escrita.

K. Rowling

Chegamos aos dias de hoje com talvez a maior escritora atual. J.K.Rowling ficou internacionalmente conhecida por “Harry Potter”, o fenômeno literário que influenciou várias crianças e jovens a lerem ao redor do mundo.

Quando começou a escrever “Harry Potter” sofria de depressão e tinha dificuldades financeiras, além disso foi rejeitada por várias editoras antes de ter seu livro publicado.  Mas superando as dificuldades se tornou a primeira pessoa a se tornar bilionária escrevendo livros, e é reconhecida como uma das mulheres mais ricas do mundo, mesmo doando partes de sua fortuna para instituições de caridade.

Citando Virginia Woolf, “Durante a maior parte da história, ‘anônimo’ era uma mulher.” Então não deixe de ir atrás e reconhecer o trabalho dessas grandes escritoras.

Deixe uma resposta